BLASTOS CUP LIKE

BLASTOS CUP LIKE

Os blastos com cup-like são uma variante morfológica, obviamente estando associados a presença de blastos, trata-se de um achado importante, pois mesmo não sendo uma característica específica, pode apontar para certos tipos de leucemias. Sua morfologia característica é semelhante a uma taça ou cálice, com um formato côncavo e irregular ocorrendo nas leucemias agudas, como na leucemia mieloide aguda (LMA):

Blastos com invaginação nuclear cup-like

Essa alteração morfológica resulta do acúmulo de organelas citoplasmáticas devido a modificações no transporte nuclear do NPM1. A microscopia eletrônica revela a presença de um agrupamento de mitocôndrias dentro da bolsa nuclear invaginada, que comprime parcialmente a cromatina.

A morfologia “cup-like” está associada a mutações proeminentes nos genes NPM1 e FLT3-ITD, na LMA com blastos de morfologia cup-like” ocorre frequente associação entre a mutações no gene da nucleofosmina (NPM1) e no receptor de tirosina quinase semelhante ao FMS (FLT3). Além disso, esses blastos são frequentemente negativos para CD34 e HLA-DR e apresentam cariótipo (CTG) normal..

Existem estudos que correlacionam mutações do NPM1 e características morfológicas nucleares distintas, como “cup-like” sugerindo que essas características morfológicas podem ser úteis na previsão de alterações moleculares que são prognosticamente significativas. Com isso, esse achado pode ser bastante  útil. Por esse motivo é fundamental o relato dos blastos “cup-like” no hemograma. A compreensão das características desses blastos e sua implicação no diagnóstico e no prognóstico pode ajudar na prática clínica. 

O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada 

Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação.

Um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.

Unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino, temos a solução ideal.

Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.

Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.

No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.

Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Referências

SILVA, A. J. et al. ASSOCIAÇÃO ENTRE BLASTOS CUP-LIKE E A MUTAÇÃO DO NPM1: RELATO DE CASO. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, v. 42, p. 142-143, 2020.

KROSCHINSKY, Frank P. et al. Leucemia mieloide aguda em forma de taça: nova doença ou fenômeno artificial?. Haematologica , v. 93, n. 2, p. 283-286, 2008.

BENNETT, John M. et al. A associação de núcleos “em forma de xícara” com mutação do gene NPM1 na leucemia mieloide aguda é clinicamente útil?. American journal of clinical pathogenic , v. 134, n. 4, p. 648-652, 2010.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Promoção de

Lançamento