PIROPOIQUILOCITOSE

PIROPOIQUILOCITOSE

A Piropoiquilocitose é uma anemia hemolítica hereditária rara e grave caracterizada por morfologia anormal dos eritrócitos e aumento da sensibilidade das hemácias a danos induzidos pelo calor. Essa condição é considerada uma variante da eliptocitose hereditária e está associada a mutações em genes que codificam proteínas da membrana das hemácias, mais especificamente as proteínas Espectrina, uma proteína estrutural que forma uma rede semelhante a uma treliça, proporcionando estabilidade mecânica à membrana das hemácias; e proteína 4. 1 que atua estabilizando o complexo espectrina-actina.

Mutações nos genes que codificam essas proteínas levam a defeitos na membrana das hemácias, causando aumento da fragilidade da membrana e diminuição da flexibilidade. Consequentemente, os eritrócitos se tornam mais suscetíveis à fragmentação e danos térmicos, resultando em suas formas anormais e aumento da destruição.

Os sintomas muitas vezes se manifesta ainda na infância com icterícia, esplenomegalia e anemia significativa, muitas vezes com necessidade de transfusão sanguínea. No eritrograma, o VCM geralmente encontra-se entre 25 e 55 fl. e os eritrócitos assemelham-se aos das vítimas de queimaduras, com muitos microesferócitos, eliptócitos, ovalócitos e urna grande variedade de formas representando fragmentos de eritrócitos distorcidos.

Lâmina de piropoiquilocitose com  presença de diversas alterações morfológicas dos eritrócitos. Fonte: CellWiki

O prognóstico para pacientes com piropoiquilocitose varia. Alguns indivíduos podem ter um curso relativamente brando com anemia controlável, enquanto outros podem apresentar complicações graves.

O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada 

Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação.

Um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.

Unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino, temos a solução ideal.

Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.

Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.

No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.

Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.

Referências

Naoum, Flávio Augusto- Doenças que alteram os exames hematológicos / Flávio Augusto Naoum. – 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017

RIBEIRO, Leticia; MAIA, Tabita Magalhães. Anemias. 2017.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Promoção de

Lançamento