CÉLULAS DE MOTT
As células de Mott, nomeadas em homenagem ao patologista britânico Sir Frederick Walker Mott, são um tipo de plasmócito encontrado em uma variedade de condições clínicas. Essas células desempenham papel de resposta imunológica do corpo, particularmente em processos inflamatórios e imunopatológicos.
As células de Mott são uma forma peculiar de plasmócito (célula sanguínea derivada de linfócitos B). Essas células produzem uma excessiva quantidade de imunoglobulinas, levando a um acúmulo desses anticorpos no citoplasma da célula.
Suas inclusões citoplasmáticas de imunoglobulinas sugerem uma atividade secretora intensa, o que pode contribuir para a regulação da resposta imune local.
A presença de células de Mott em amostras clínicas muitas vezes serve como um marcador de atividade inflamatória e pode ajudar os médicos no diagnóstico e na avaliação da gravidade da doença.
Em resumo, as células de Mott representam uma área fascinante de estudo na imunologia e na medicina clínica. Sua presença em uma variedade de condições patológicas sugere um papel multifacetado na regulação da resposta imune e na patogênese de doenças inflamatórias e autoimunes.
O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada
Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação.
Um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.
Unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
Para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino, temos a solução ideal.
Nossa metodologia combina teoria e prática da rotina laboratorial, garantindo um aprendizado efetivo.
Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com os melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
QUERO CONHECER TODOS OS DETALHES DA PÓS-GRADUAÇÃO
Referências
ALANEN, Anna et al. Mott cells are plasma cells defective in immunoglobulin secretion. European journal of immunology, v. 15, n. 3, p. 235-242, 1985.
Atlas de hematologia : clínica hematológica ilustrada/ Therezinha Ferreira Lorenzi, coordenadora. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006
BAVLE, Radhika M. Célula plasmática Bizzare – célula Mott. Revista de Patologia Oral e Maxilofacial , v. 1, pág. 2-3, 2013.
0 Comentários