Fatores que causam erros na dosagem de hemoglobina e índices hematimétricos
O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados na prática clínica, sendo indispensável para avaliar a saúde do paciente e contribuir no diagnóstico de diversas condições. Com o avanço da tecnologia, as análises hematológicas contam com uma ampla gama de sistemas automatizados que aumentam a precisão e a eficiência dos processos. No entanto, mesmo com essas inovações, certas condições podem gerar erros nas medições automatizadas, colocando em risco a interpretação correta dos resultados e, consequentemente, o diagnóstico clínico.
Causas de hemoglobina erroneamente elevada:
- Leucocitose acentuada
- Hiperlipidemia endógena ou por nutrição parenteral
- Crioglobulinemia
- Paraproteína ou hipergamaglobulinemia
- Concentração de carboxiemoglobina elevada
Os erros na dosagem de hemoglobina (Hb) são frequentemente causados pela turvação provocada por leucocitose intensa ou pela presença de lipídios no plasma, que podem ser de origem endógena ou decorrentes de nutrição parenteral. A suscetibilidade dos instrumentos a esses fatores varia conforme o tipo de tecnologia empregada.
Equipamentos mais modernos, conseguem minimizar esse problema ao usar canais separados para a contagem de leucócitos e a dosagem de Hb, permitindo a aplicação de agentes líticos mais potentes no canal exclusivo para Hb. Contudo, é essencial que o operador conheça o limite de leucocitose que pode comprometer os resultados no equipamento em uso. Em casos de valores muito elevados, é recomendado confirmar a dosagem por métodos manuais para garantir a precisão.
Alterações na dosagem de hemoglobina decorrentes de hiperbilirrubinemia ou altos níveis de carboxiemoglobina são geralmente desconsiderados do ponto de vista prático. Embora essas condições possam causar interferências mínimas na medição, a magnitude dos desvios raramente é suficiente para comprometer a interpretação clínica.
Causas de erros na contagem de eritrócitos e índices hematimétricos:
Eritrócitos:
Aumento: Leucocitose, numerosas plaquetas gigantes e em alguns casos hiperlipidemia
Diminuição: Aglutinação eritrocitária, Hemólise in vitro por má conservação e microcitose acentuada.
Hematócrito:
Aumento: Temperatura ambiente elevada, oxigenação excessiva da amostra devido agitação repetida, falsa elevação do VCM.
Diminuição: Aglutinação eritrocitária, oxigenação excessiva da amostra devido agitação repetida, falsa diminuição do VCM, falsa redução na contagem de eritrócitos devido microcitose severa ou hemólise in vitro.
VCM:
Aumento: Conservação por tempo prolongado em temperatura ambiente.
Diminuição: Desproporção anticoagulante/sangue total (excesso de EDTA)
HCM:
Aumento: Falsa elevação de hemoglobina, falsa diminuição de eritrócitos, hemólise intravascular com hemoglobina livre no plasma.
CHCM: Pode se alterar devido diminuição ou elevação dos outros índices hematimétricos como hemoglobina, eritrócitos e VCM.
O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada
Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação. Isso porque, um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.
Por isso, unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino.
Além disso, contamos com um corpo docente altamente qualificado, composto pelos melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação. Nossa metodologia, que combina teoria e prática da rotina laboratorial, garante um aprendizado efetivo e de qualidade.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
Referências:
BAIN, B. J. Células sanguíneas : um guia prático [recurso eletrônico] / Barbara J. Bain ; [tradução: Renato Failace]. – 5. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
DA SILVA, Paulo Henrique et al. Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos. Artmed Editora, 2015.
FAILACE, R; FERNANDES, F. Hemograma: manual e interpretação. 6a ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 21, 22, 36-39, 65-66 p.
0 Comentários