MONOCITOPOIESE: Formação e maturação dos monócitos
A hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação das células do sangue, incluindo hemácias, leucócitos e plaquetas. Ocorre principalmente na medula óssea vermelha, a partir de células-tronco hematopoéticas. Essas células passam por etapas de diferenciação e proliferação, originando linhagens específicas para funções distintas no organismo.
A formação dos monócitos, denominada de monocitopoiese, segue uma sequência de maturação iniciando-se com os monoblastos, passando pelos promonócitos, até a formação dos monócitos maduros. Após sua maturação, os monócitos são liberados no sangue periférico e podem se diferenciar em macrófagos ou células dendríticas nos tecidos. Esse processo é essencial para a resposta imune inata e a fagocitose de patógenos e detritos celulares.
Em condições normais, os precursores monocíticos (monoblastos e promonócitos) não são observados no sangue periférico, sendo sua presença indicativa de doenças hematológicas, como leucemias agudas monocíticas.
MONOBLASTOS:
O monoblasto é o precursor mais imaturo da linhagem monocitoide identificado na monocitopoiese. Trata-se de uma célula de grande volume, com diâmetro variando entre 12 e 20 µm, caracterizada por um citoplasma basófilo, frequentemente sem grânulos visíveis, e com uma relação núcleo/citoplasma elevada. Por vezes pode apresentar características que indicam a linhagem dos monócitos como alvo.
O núcleo, que pode apresentar contornos irregulares, como saliências ou dobras, possui cromatina frouxa e delicada. Além disso, são comuns a presença de nucléolos evidentes, refletindo a alta atividade metabólica da célula, necessária para sustentar sua proliferação e progressão maturacional.
No contexto hematológico, os monoblastos são observados predominantemente na medula óssea, compondo a fase inicial da diferenciação monocítica. A presença dessas células no sangue periférico é atípica e frequentemente associada a condições patológicas.
Monoblastos. Fonte: Cellwiki
PROMONÓCITO:
O promonócito é uma célula volumosa e intermediária no processo de maturação da linhagem monocitoide, com tamanho variando entre 12 e 18 µm. Caracteriza-se por um citoplasma menos basofílico que os monoblastos, frequentemente contendo grânulos azurófilos finos (primários) e vacúolos.
O núcleo, geralmente irregular, pode exibir reentrâncias ou dobras. A cromatina é mais condensada que nos monoblastos, podendo apresentar sulcos ou dobras leves.
Assim como o monoblasto em condições normais sua presença é restrita à medula óssea, a identificação do promonócito no sangue periférico pode sugerir desordens hematológicas.
Promonócitos. Fonte: Cellwiki.
MONÓCITOS:
O monócito é uma célula volumosa do sangue periférico, com diâmetro entre 12 e 20 µm, caracterizada por um núcleo pleomórfico e irregular, raramente arredondado ou ovalado, e cromatina delicada e frouxa, frequentemente exibindo um padrão em alto relevo, descrito como “montanhosa”, com depressões e elevações acompanhadas de dobras ou pregas. Seu citoplasma é abundante, levemente basófilo e pode apresentar vacuolização, refletindo sua capacidade fagocítica.
Monócitos. Fonte: Cellwiki.
O próximo passo de todo analista que deseja ter mais segurança na bancada
Todo analista que busca se destacar e se tornar um profissional mais atualizado, capacitado e qualificado para o mercado de trabalho precisa considerar uma pós-graduação. Isso porque, um profissional com especialização é valorizado na área laboratorial; esse é um fato inegável.
Por isso, unimos o útil ao agradável ao desenvolver uma pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica para aqueles que procuram a comodidade de uma pós-graduação 100% online e ao vivo, sem abrir mão da excelência no ensino.
Além disso, contamos com um corpo docente altamente qualificado, composto pelos melhores professores do Brasil, referências em suas áreas de atuação. Nossa metodologia, que combina teoria e prática da rotina laboratorial, garante um aprendizado efetivo e de qualidade.
No Instituto Nacional de Medicina Laboratorial, temos apenas um objetivo: mais do que ensinar, vamos tornar VOCÊ uma referência.
Toque no botão abaixo e conheça a pós-graduação em Hematologia Laboratorial e Clínica.
Referências:
BAIN, B. J. Células sanguíneas : um guia prático [recurso eletrônico] / Barbara J. Bain ; [tradução: Renato Failace]. – 5. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
DA SILVEIRA, Cristina Magalhães. Laboratório de Hematologia–teorias, técnicas e atlas. Editora Rubio, 2020.
DA SILVA, Paulo Henrique et al. Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos. Artmed Editora, 2015.
FAILACE, R; FERNANDES, F. Hemograma: manual e interpretação. 6a ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 21, 22, 36-39, 65-66 p.
0 Comentários